Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Uso da fórmula Wilks em competidores altos.


O Cálculo Wilks é usado para determinar de forma “justa”, o melhor levantador de supino, através de um coeficiente criado por Robert Wilks e usado pela “IPF” e principais campeonatos baseados em suas regras oficiais. Após um torneio realizado no Primeiro de Maio F. C., meu colega de trabalho prof. Daniel (Bisonho) levantou a questão, e se o competidor tiver uma estatura alta e não ter um volume muscular correspondente, seu peso será relativamente igual a um competidor baixo, mas com grande volume de massa muscular. Será que a fórmula de Wilks ainda será justa neste comparativo. Aguardo comentários sobre o assunto para tentarmos esclarecer a dúvida.

Um comentário:

  1. Está resposta para a pergunta foi enviada pela Drª. Marilia Coutinho em meu email através da GEASE:

    O melhor comentário que já vi sobre fórmulas de força relativa encontra-se no seguinte link: http://tsampa.org/training/scripts/relative_strength/ . Estas fórmulas são o que de mais próximo podemos chegar de uma medida equânime de execução de um esforço máximo. Do ponto de vista científico, até hoje a força relativa é uma questão em aberto. No próprio livro-texto de Fleck & Kraemer (Designing Resistance Training programs, 2006), no capítulo sobre força e gênero, discute-se até que ponto há comparabilidade e até onde ela vai em micro-escala.
    As fórmulas de força relativa são aplicadas por gênero – mulheres e homens em separado. Porém, como foi apontado na pergunta endereçada ao Prof. Eugênio, elas não computam a variável “tamanho do membro” (ou melhor, da alavanca!), nem tampouco composição corporal (peso levantado X kg de tecido contrátil).
    O problema é que, para se levar a lógica da equanimidade ao extremo, seria necessário calcular o peso levantado por unidade contrátil, que, em última instância, é responsável pela execução do esforço contra a resistência.
    É um tema polêmico com o qual temos que conviver da maneira melhor possível e aceitar que existem biótipos com maior ou menor vantagem para executar certos movimentos. A boa notícia é que, segundo alguns estudos, quanto mais experiente e hábil for o levantador, menor é o peso deste fator e mais importante passa a ser o domínio sobre a técnica. Isso engloba técnica tanto sob o ponto de vista mecânico, como mental. Ajudou?
    Abraços
    Marilia

    ResponderExcluir