Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Musculação X Emagrecimento


Por prof. Fábio N. Felix


Várias pessoas ao começar uma atividade em academia dizem: “Só quero fazer esteira, meu objetivo é gastar calorias para emagrecer”. Será que realmente o indivíduo irá gastar mais energia e perderá peso apenas executando exercícios aeróbios?
Muitos estudos mostram que pessoas ao dividirem o treino de musculação com o trabalho aeróbico, têm um melhor benefício e chegam ao seu objetivo com maior facilidade.
Mas por que isso ocorre?
Paulo Gentil (2010) sita que GELIEBTER e outros autores conduziram um experimento no qual se comparou o efeito do treinamento aeróbio com o da musculação nas alterações da composição corporal em indivíduos moderadamente obesos. Ao final de oito semanas ambos os grupos obtiveram uma perda de peso de 9 quilos em média, porém somente o grupo que treinou com pesos (musculação) conseguiu atenuar a perda de massa magra (porção isenta de gordura = músculo). Sendo assim, os indivíduos que treinaram musculação, pelo fato de terem mantido a massa magra, e sendo esta mais “pesada” em relação à massa gorda, podemos concluir que mais gordura foi perdida, e outros autores mencionaram que o fator que contribuiu para isso foi o maior consumo de energia no repouso, justamente pelo “ganho” e manutenção da massa magra pelo corpo. Muitos estudos mostram que o gasto calórico em repouso é fundamental para perda de gordura corporal, já que a falta de gasto calórico no repouso facilita a recuperação da gordura “perdida” como alguns livros e estudos mencionam, a maioria das evidências sugere que o metabolismo basal (gasto de calorias em repouso) está relacionado à quantidade de massa magra.
Podemos então concluir que a musculação associada ao trabalho aeróbico eleva em muito os benefícios e auxilia o objetivo de emagrecimento.
Sugiro então que as atividades físicas sejam trabalhadas em conjunto, seja ela natação, corrida, musculação entre outras, devem ser orientadas de forma adequada por um profissional qualificado ou personal trainer e por você seguida, sem formulas mágicas de treino, das que se houve falar por ai. Outro fator importante é a alimentação correta, se necessário, procure uma nutricionista. Siga as instruções de seu professor ou personal, tire dúvidas com ele e tenha uma boa qualidade de vida.


Fontes:
-http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=58 (21/07/2010).
-GENTIL, P. Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia. Sprint, 2005
-FLECK, WJ; FLECK, SJ. Fundamentos do Treinamento de Força Muscular. Artmed, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário