Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

domingo, 22 de agosto de 2010

Massa Muscular x Perda de peso




Muitas pessoas me perguntam, faço atividade em academia de musculação há bastante tempo e perdi pouco ou nenhum peso, o que devo fazer? A minha resposta é nada. Daí eu pergunto, você perdeu medidas do abdômen? Daí a pessoa responde: - Muita. Esta aí a resposta, as pessoas que fazem musculação mais uma atividade aeróbica indicada pelo seu professor perde grande porcentagem de gordura, mas há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança, por isso, emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim, aumentar a musculatura e diminuir a gordura, mudando sua composição corporal e a deixando mais saudável, é o que a musculação faz. Outros dizem, ontem saí da academia com 0,5 kg a menos, hoje cheguei com 0,5 a mais, a resposta é que você perdeu provavelmente líquidos e fluidos corporais, dos quais devem ser repostos com a hidratação pós- treino. Não fique preocupado com este tipo de coisa, se você faz musculação o IMC e outros cálculos não servem pra você, por exemplo Mike Tyson na sua época áurea pesava mais de 100kg e media 1,81m. Calculando seu IMC encontramos valor maior que 30. Este segundo o IMC seria considerado obeso, entretanto, este padrão da tabela acima não é utilizado para atletas e pessoas que fazem musculação, sendo necessário outros indicadores para verificar a saúde corporal, sendo o ideal realizar uma avaliação corporal através de avaliação física ou Bioimpedância. Continue fazendo musculação com a supervisão de um profissional de educação física, você está no caminho certo.

5 comentários:

  1. eu quero engordar!! estou abaixo do peso, o que faço professor fabio? posso tomar somente suplemento?

    leticia_nucleo de informatica

    ResponderExcluir
  2. Olá LÊ! No seu caso vc precisa iniciar uma atividade para ganho de massa muscular (musculação), melhorar sua alimentação para ajudar nesse ganho de peso (massa magra). Procure uma academia, se não tiver tempo, procure uma academia que tenha um horário q se adeque as suas necessidades, como atividade de final de semana, 3 vezes de musculação por semana já ajuda. Espero q possa ter ajudado um pouco! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. olá! faz 3 meses que eu estou fazendo academia já ganhei 2kg, mas ultimamene tenho perdido peso. no meu caso é só pra ganho de massa muscular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia! Na verdade uma boa alimentação já resolve, além de um treino de hipertrofia, agora é preciso ver qual é o seu "biotipo", pois, se você tem a tendencia de ser
      magra é mais difícil, uma consulta com uma boa nutricionista pode ajudar no seu objetivo. Caso tenha mais dúvidas, é só entrar em contato. Abraço!

      Excluir