Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Entendendo um pouco mais de Hipertrofia Muscular


Por prof. Fábio N. Felix

O grande número de pessoas que buscam hoje o treinamento em academias de musculação visam o “ganho” de massa muscular com fins estéticos. Este aumento da massa muscular ocorre em decorrência da hipertrofia.
O termo Hipertrofia significa “aumento volumétrico de um órgão ou parte do organismo e seus componentes constitutivos” ou “uma forma de adaptação das células e dos órgãos frente à maior exigência de trabalho, podendo ser fisiológica ou patológica”.
No treinamento de hipertrofia muscular são realizados estímulos para que o corpo adquira uma nova condição física, o aumento de massa muscular. Esta nova condição corporal é adquirida através do treinamento de musculação que, em princípio, quebra a homeostase (estabilidade fisiológica), causando micro lesões benéficas observáveis somente em microscópio, que podem ser percebidas pelo treinando através da famosa “dor do dia seguinte”. Devido às adaptações do organismo ao treinamento serão observados os seguintes resultados: musculatura mais forte, mais resistente às lesões e mais volumosa, portanto mais pesada.
O treinamento de força é cercado de mitos e estereótipos e a ciência mostra o quanto a sua prescrição é complexa e depende de vários fatores, tais como: intervalo de descanso entre as séries e entre os treinos, número de séries e de repetições, velocidade, intensidade, forma de execução dos exercícios e métodos utilizados. Além disso, é muito importante que a estruturação do treino seja ajustada e modificada continuamente, oferecendo estímulos específicos capazes de favorecer a hipertrofia muscular, por isso a participação de um professor de educação física especializado é fundamental. Somente um profissional qualificado saberá utilizar a estratégia correta para prevenir lesões e potencializar o resultado.
Alerto sobre o mito de que a “musculação causa lesões”, pois, não causa. Diversos estudos comprovam que esta atividade é extremamente segura para homens e mulheres de todas as idades, inclusive para pessoas idosas ou frágeis. É sempre importante frisar mais uma vez que cada treino deve ser elaborado por um profissional especializado, não será em alguma web site, revista ou livro de auto-ajuda que encontraremos sempre a melhor orientação, pois, cada pessoa tem suas particularidades que devem ser respeitadas para que haja eficiência no treinamento. Por isso, trace seu objetivo conscientemente, considerando suas possibilidades físicas e o tempo a ser investido no treinamento. A seguir, informe o professor responsável e obtenha o resultado desejado.

Fontes:
• GEASE - Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercício
www.gease.pro.br - Brasília / DF.
• Gentil, P. Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia. Rio de Janeiro: Sprint, 2005.

Um comentário:

  1. gostei da maneira em que escreveu, é sempre pertinente alertar e despertar os assuntos sobre a atividades física. Ednéia-Mauá-SP-

    ResponderExcluir