Recebi o e-mail de um de meus seguidores do Blog e ele me perguntou qual seria o treino ideal para ele ganhar massa muscular (hipertrofia), mas eu nunca o vi pessoalmente e nem tampouco o treinei, dai respondi a ele que não existia um treino ideal, o segredo está em manipular todas as variáveis de acordo com o músculo, características individuais e o objetivo do treino naquele ciclo, porém, ele disse que várias profissionais o disseram isso e ele estava pelo que descrevia um pouco sem paciência, mas a paciência é um dos princípios básicos para se conseguir resultado, além da dedicação, força de vontade, entre outros. Não existe a fórmula mágica, esqueça "o número ideal de repetições", esqueça o que você leu em revistas "especializadas" e esqueça as séries ideais. Cada pessoa reage de forma diferente, o que existe é um consenso na base do treinamento (protocolo), e através do conhecimento de um bom profissional para auxiliá-lo seu resultado chegará, e se for necessário, e eu acho que é, procure também um nutricionista especializado e fique de olho sempre na sua saúde, faça exames preventivos sempre, e se a dor chegar procure profissionais adequados para esse problema, não tome remédios sem a prescrição médica, terapias auxiliares sem drogas também podem lhe ajudar.
Recapitulando, os treinos que você encontra na maioria são indicados para compor a maior parte da elaboração dos treinamentos de hipertrofia, porém esta metodologia não deve ser a única. O tempo de execução do exercício, o descanso, intervalos para cada tipo de treino, tudo deve ser levado em conta. Vou citar um exemplo, tempos de contração moderados a altos e descasos curtos entre as séries produzem maiores picos de GH, porém lembre-se que é discutível a influência deste hormônio na hipertrofia muscular. Já os treinos de cargas altas com períodos longos de descanso, liberam maiores quantidades de testosterona (KRAEMER et al, 1990). Nesse caso podemos ver duas formas de treinos distintas, com resultados diferentes, da qual pode ou não ser adequada a seu objetivo ou serem usadas cada uma ao seu macro ciclo de treinamento.
Procure por um bom profissional, ele vai saber “os” melhores treinos para seu desenvolvimento, mas saiba isso só será possível depois dele conhecer bem seu aluno e seu progresso, e se quer ficar forte, faça esforço, careta e o que for necessário, persista em seus objetivos!
Bibliografia consultada:
KRAEMER WJ et al. Fatores hormonais e de crescimento resposta a protocolos de treinamento de resistência pesados. J Appl Physiol., 1990