Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

domingo, 31 de maio de 2015

Motivação X Atividade física

Todos sabem dos inúmeros benefícios das atividades físicas, mas que não é fácil dar continuidade e até mesmo dar inicio as atividades físicas. Desistir acaba sendo a alternativa de quem não consegue sair da zona de conforto, deixando a saúde e o bem estar simplesmente de lado, pois, se não houver motivação, é muito difícil dar continuidade a busca da saúde plena.
Existem inúmeras praticas que talvez ajudem a superar a preguiça, podemos começar pensando em onde praticar a atividade física. A melhor academia é aquela que fica ao lado do seu trabalho ou de casa, se você ainda tiver um amigo ou um personal trainer para acompanhar sua atividade física, melhor ainda, um estimula o outro a pratica da atividade física. Se não tiver uma academia próxima, um parque para uma atividade aeróbica também é uma boa pedida, mas em dias de chuva, pode ser um fator desmotivador, sempre tenha uma segunda opção.
Uma boa seleção musical evita que a hora que você passa na academia se torne um tédio. Caso a academia que você frequente não tenha a música desejada, separe uma lista animada para marcar o ritmo de seus treinos, qualquer celular toca música, mas cuidado para você não ser escravo do telefone móvel e não realizar sua atividade satisfatoriamente.
O descanso é primordial para que você tenha disposição para o inicio da atividade física e também para que você se recupere e tenha os benefícios desejados.
Não deixe a atividade física em segundo plano, sem saúde você não realiza outros afazeres. Mesmo que a academia permita que você treine a qualquer hora, marque uma hora certa na agenda, pessoas bem sucedidas tem um compromisso e os cumprem, sem adiar.
Uma avaliação de saúde é muito importante, para saber suas reais condições de realizar a atividade desejada. Uma boa avaliação física inicial e periódica é fundamental para criar um treino seguro e também verificar sua evolução, vale muito apena ter esse parâmetro, tanto pra você, quanto para seu instrutor.
Se você odeia fazer musculação, não comece por ela. Faça aulas com música e gente animada, e com pessoas que obtiveram resultados, isso pode te motivar muito mais.
E lembre-se para viver bem é necessário ter bons hábitos, uma boa alimentação, boa higiene, cuidar da saúde e também praticar exercícios físicos regularmente. Segundo o Ministério Nacional da Saúde, quem se exercita diminui em 54% as chances de morte por problemas cardíacos e aumenta significadamente sua imunidade, já que qualquer atividade física modifica pra melhor seu sistema imunológico.
Sigam essas dicas e não perca mais tempo, saúde a todos!





domingo, 24 de maio de 2015

A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA

É amplamente reconhecidos e descritos por todos os meios midiáticos que praticar atividades físicas e exercícios físicos pode trazer grandes benefícios à saúde. Entretanto, para se tirar o máximo destas práticas é viável que seja realizada uma avaliação física prévia permitindo uma prescrição da ficha ou ciclo de exercícios com maior segurança.

A avaliação física inicial tem o objetivo de identificar o nível de condição física atual do cliente, permitindo que os exercícios possam ser prescritos de acordo com suas necessidades e seus objetivos claros. Avaliações periódicas permitirão verificar as possíveis alterações da aptidão física, decorrentes do programa de exercícios físicos. É muito importante saber como você está naquele momento, sua progressão, se é necessário mudar algo e se  está alcançando seus objetivos.

A avaliação postural também é muito importante, e poucos a fazem, sendo uma   ferramenta fundamental no diagnóstico do alinhamento dos segmentos corporais de um indivíduo e é amplamente utilizada por profissionais de fisioterapia e educação física, como um passo inicial e de acompanhamento para a avaliação e tratamento fisioterapêutico e prescrição de atividade física.


A forma mais objetiva e fidedigna de avaliação postural consiste no registro de fotografias do corpo inteiro do indivíduo em diferentes planos durante a postura ereta do tronco e então, posterior análise da posição relativa de referências anatômicas dos segmentos corporais por um profissional capacitado. Questões típicas avaliadas estão relacionadas à simetria da posição relativa dos segmentos corporais e ângulos articulares comparados a um padrão de referência. 

  Agora imagine você realizando anos de treinamento e não saber de maneira exata sua evolução. Pense nisso, Bom treino a todos.....

domingo, 10 de maio de 2015

Alimentação, felicidade e saúde!

Existem muitas ligações entre a boa alimentação e o bom humor, até mesmo quando um mamífero acaba de nascer e é logo alimentado, ele não apenas é nutrido, mas sente prazer, não apenas pelo fato de estar no colo quentinho da mãe. Fontes científicas mostram que a química dos alimentos é capaz de alterar a produção de neurotransmissores (substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro e são responsáveis pelas sensações) como a serotonina que é um neurotransmissor conhecido por trazer o bem estar, podendo ser aumentado se consumimos alimentos com triptofano, encontrado no em alimentos ricos em proteína como carne, peixe, ovo, leite e seus derivados. A tristeza e o baixo-astral podem muitas vezes ser a falta do consumo de vitamina do complexo B, de selênio e de ferro. A vitamina B6, por exemplo, é essencial para a geração de impulsos nervosos. O sangue é vermelho porque a grande maioria das células sanguíneas são as hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos, das quais, suas células contêm o pigmento hemoglobina, que é rica em ferro que torna o sangue vermelho, lembra, de quando o médico pediatra olhava na pálpebra inferior dos olhos e se ela não estava “vermelhinha”, era sinal de anemia, que é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for à causa dessa deficiência. Outro alimento que também traz felicidade é o chocolate, do qual dispensam comentários, o do tipo amargo rico em “cacau” como vem em algumas embalagens é grande fornecedor de tirosina substância que também estimula a produção de serotonina.
Como podemos ver, são inúmeras as razões para que se acredite que a boa alimentação aliada á hábitos saudáveis, devem melhorar muito a vida das pessoas, alimentação industrializada e de baixa qualidade nutricional é responsável por muitos problemas e pode levar a pessoa a ter uma vida de mau humor. O consumo de frutas, que são fáceis de ser metabolizadas pelo nosso corpo e minimizando o trabalho de muitos órgãos podem ainda mais rapidamente oferecer esses nutrientes essenciais, melhorando a qualidade da alimentação, causando menos doenças ao corpo.

Não perca tempo, de uma mãozinha pra sua vida ser mais prazerosa, viva bem e feliz, emane alegria... Saúde a todos!