Personal Trainer na região do Grande ABC e São Paulo, especialista em Recuperação de lesões musculoesqueléticas - Consultoria esportiva - Professor de educação física escolar / professor de voleibol. CREF 51085 - G/SP
Procure o assunto de seu interesse deste Blog:
segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Musculação deve ser bem orientada!
Vejo no dia á dia muita gente procurando resultados além de suas possibilidades, e com isso procuram informação de “instrutores” (curiosos, marombeiros ou atletas musculosos) ou que adquiriram fama por meio da execução de treinamentos diários, dos quais difundem dos mitos absurdos e sem fundamentação científica alguma, que ainda circundam a prática das atividades contra resistência (força). Muitas vezes os resultados absurdos destas pessoas vêm acompanhados do estímulo às drogas ergogênicas, inerente aos “instrutores” e curiosos incompetentes, que buscam resultado imediato, para solidificar a sua própria imagem e ainda dão “pitacos” em seu treino elaborado por um profissional competente que estudou e ainda estuda muito para levar a você o melhor, que te conhece através de anos de treino e só porque não é enorme ou nunca usou nenhum tipo de droga ergogênica não seria capaz de lhe treinar. O professor vai lhe orientar e se você tiver dúvidas ele irá te responder e não apenas vai lhe dizer “faça isso, eu fiquei forte assim”, como já ouvi de alguns “instrutores”. Caso haja alguma "dica" dessas pessoas, tire suas dúvidas antes com seu professor. Lembre-se que cada pessoa tem um biótipo já estabelecido desde o dia em que nasceu, e que muitas dessas drogas destroem isso, e que seu professor está elaborando um treino de acordo com suas possibilidades e quer o seu melhor protegendo saúde. Procure sempre a orientação de um profissional de educação física, e lembre-se que seu resultado também é estabelecido pelo seu esforço e dedicação na sua vida, seja no treino como no seu dia á dia, descanso, alimentação, postura, entre outras. Tenha paciência, você ficará mais forte, mesmo que não muito aparentemente se for seu caso e lembre-se, a sua saúde vem em primeiro lugar.
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Porque quando parei de fumar engordei?
Mais uma das perguntas que recebo, tanto na rua quanto na escola, então vai uma resumida explicação:
A nicotina é um forte vasoconstritor: a cada cigarro fumado, diminui-se o calibre das artérias e das arteríolas, elevando a pressão dentro do sistema circulatório e reduzindo o fluxo de sangue a todos os órgãos e células do organismo, ou seja, seu corpo trabalha dobrado para repor energia que não chega aos músculos, trabalhando dobrado aumenta-se o metabolismo (consumo de energia). Não é só a nicotina a grande vilã, o cigarro gera monóxido de carbono decorrente da queima de outras substâncias que são inaladas e vão ocupar o espaço do oxigênio dentro do glóbulo vermelho do sangue, mais motivo para trabalhar dobrado gerando grande déficit na capacidade de transporte do oxigênio pelo sangue. Além de reduzir a oxigenação de todos os órgãos, essas substâncias lesam a parede dos vasos sanguíneos, dando origem às placas de ateroma e às tromboses. A nicotina também provoca uma predisposição do coração a bater de forma irregular, dando origem às arritmias, aumentando o risco de morte súbita.
Concluindo, quando a pessoa para de fumar seu corpo funciona normalmente, sua capacidade de gasto energético diminui, por isso ela engorda, mas vamos pensar bem, quanto mais o corpo trabalha de forma errada, maior sua tendência de falência e assim á morte. Se você acha que vai engordar, e isso é um dos vários motivos que você encontra para não parar de fumar, o que acha de melhorar sua dieta alimentar e praticar atividade física, seu corpo e quem estiver do seu lado agradece!
Cigarro x Atividade física (clique para ampliar) |
terça-feira, 1 de janeiro de 2013
Dores na Coluna?
Uma das maiores reclamações de dores que a pessoas fazem na academia e no “dia á dia” é a dor na coluna. A primeira causa para esta dor é a má postura, o fato de apenas uma pessoa pegar um objeto de forma errada no chão pode levar a pessoa a “machucar” o disco intervertebral, que é o “amortecedor” da nossa coluna, que, aliás, é algo formidável, pois, pode ser muito flexível se for cuidado adequadamente e com exercícios como fortalecimento e principalmente “alongamento”, que não cura lesões, mas pode-se evitá-las se a pessoa a pratica com frequência, e essa é a sua função, deixar seu corpo mais flexível, mas, voltando ao assunto, nossa coluna deve ser preservada, muitas das lesões feitas na coluna podem ser praticamente irreversíveis, uma cirurgia nessa região é muito perigosa, já que todas as funções corporais emitidas o nosso cérebro passam pela coluna. Segue abaixo imagens dos discos intervertebrais com lesões que podem ser causadas e da divisão da coluna vertebral:
Mas não ache você que apenas chegar à academia e começar a fazer exercícios para coluna vai melhorar sua postura, você precisa de um bom acompanhamento para realizar esta atividade, o excesso de exercícios também podem prejudicar e seu abdômen também tem de ser fortalecido, pois, ele assim como a coluna é indispensável para a “sustentação” do corpo e a boa postura. Assim como qualquer parte outra do nosso corpo, ele precisa de repouso após a musculação para se fortalecer, não devendo ser trabalhado a mesma região diariamente.
E não se esqueça, o corpo humano executa seguidamente inúmeros movimentos, obrigando a coluna e os músculos a uma ação constante de equilíbrio, à medida que todos perceberem que ele deve ser fortalecido, existirá menos pessoas com problemas em geral, e antes de tudo ele deve ser fortalecido e exercitado com coesão, e não esqueça, você deve ter o acompanhamento de um profissional de educação física, ainda mais se você quiser melhorar seu desempenho, não o faça sozinho, procure um profissional de sua confiança, ele estudou para te orientar!
Fontes de imagens:
1- http://quirocaxias.wordpress.com/ (29/12/2012).
2- Endireite as costas: desvios da coluna, exercícios e prevenção / José Knoplich. - São Paulo: IBRASA, 1989.
Assinar:
Postagens (Atom)