Procure o assunto de seu interesse deste Blog:

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Remédios VS Fortalecimento muscular

Muitos alunos me perguntam sobre os efeitos de tomar um relaxante muscular após a prática de atividade física intensa, principalmente a musculação, para amenizar os efeitos das dores do dia seguinte. Daí vem a minha explicação: - Aquela “dorzinha” que temos após a atividade física, é a maneira  natural de nosso corpo reagir contra aquela pequena inflamação gerada na região muscular que você treinou e quando interferimos com remédios nesse período de regeneração estamos diminuindo ou até anulando a resposta de fortalecimento naquela região. Claro que em caso de dor contínua causada por exercícios sem acompanhamento profissional ou exagerados onde muitas vezes o aluno não ouve seu professor, o uso de medicamentos com orientação médica, como os anti-inflamatórios, são indicados para amenizar as dores.
O Cortisol, por exemplo, é um hormônio produzido nas glândulas suprarrenais quando a um nível muito alto de estresse, principalmente quando não está apto á prática daquela atividade física. Esse hormônio tem efeito catabólico, ou seja, promove a quebra de aminoácidos e consequente perda de massa muscular. Ao tomar um remédio para dor, está ainda mais estimulando o seu corpo a não reconhecer as necessidades fisiológicas de adaptação e fortalecimento e ainda aumenta o nível de cortisol, levando-o a um estado altíssimo de catabolismo. Um fator importante para diminuir esse estresse é o descanso como uma boa noite de sono, que é responsável pela produção de hormônios importantes e a falta deles pode encadear o mau funcionamento do corpo. Existem também alguns suplementos que podem inibir as famosas dores musculares como a vitamina C, o Cromo e a Glutamina, mas lembre-se:  - Uma suplementação coesa deve ser orientada por um médico especialista e/ou nutricionista.

Quando seu professor/personal elabora um treino, o ideal é segui-lo corretamente, pois o excesso também leva a um estresse corporal podendo haver lesões precisando assim aderir aos anti-inflamatórios ou relaxantes musculares para conter o problema, ou seja, todo o esforço para a atividade será perdido.  Não faça mais do que o seu professor orientou, descanse e alimente-se adequadamente. Seguindo as orientações de um profissional e respeitando os limites de seu corpo, atingirá o objetivo que é ter saúde e bem estar. Pense nisso! 

3 comentários:

  1. Ortografia corrigida. Obrigado Daniele Cardella!

    ResponderExcluir
  2. ótima informação....muitos alunos exageram nos exercícios e acham que de um dia para o outro ficaram igual o arnold , doce ilusão.

    ResponderExcluir